sexta-feira, 28 de março de 2008

Rogério: “Não tenham pressa e contemplem a paisagem”

Um dos grandes responsáveis pela existência do Buraco Team, é sem dúvida, o seu presidente, Rogério Fonseca, um verdadeiro faz-tudo, porque além de liderar directivamente a equipa, é também o actual treinador e ainda tem forças para fazer uns quilómetros a pedalar na estrada como atleta.
O Repórter de Ocasião quis saber o que vai na cabeça de uma das figuras míticas do ciclismo em Pardilhó, que nos falou abertamente da formação do Grupo, articulando o presente e o futuro do mesmo, tendo ainda tempo para puxar da memória, um episódio recente, envolvendo um cavalo e um elemento da equipa.

Repórter de Ocasião: Sendo tu um dos fundadores do Buraco Team, fala-nos como é que surgiu a ideia de formar o Grupo?
Rogério Fonseca: Eu, sempre tive gosto pela bicicleta, fui cicloturista num grupo em Avanca durante alguns anos, entretanto abandonei por motivos pessoais, estive algum tempo sem praticar, até que um dia, sucedeu uma doença grave a um familiar do amigo Carlos "Tarola". Tal era a tristeza dele, que a única coisa que me ocorreu para tentar minimizar a situação, foi dizer-lhe, ela vai melhorar e nós para agradecer, vamos a Fátima de bicicleta. Começámos a treinar e passado algum tempo, fomos cumprir a promessa.
O amigo Carlos, depois da respectiva promessa, ficou entusiasmado com o feito, daí em diante, continuámos a treinar aos Domingos com outros amigos que entretanto se juntaram (Norberto Pais Pinto; Salvador e Manuel Pardal).
Passado algum tempo, noutra colectividade, surgiu uma situação idêntica, e, então nós, de uma forma solidária, aderimos a nova promessa, com nova ida a Fátima.
Durante o trajecto e o estado da estrada, os cicloturistas da frente iam alertando os de trás com a frase "Olha o buraco". Depois disso, eles, também, ganharam o gosto pela bicicleta e juntaram-se a nós.
Nesta altura , atendendo a que já éramos um Grupo razoável (21), decidimos fazer uma reunião, para o nome do Grupo..., como era óbvio, foi extremamente fácil..., (BURACO TEAM).

RO: Sentes-te honrado em teres sido eleito Presidente do Grupo?
RF: Honrados, deveremos ser todos nós, atendendo a que esta modalidade, concretamente, deverá "ser um por todos e todos por um".

RO: Estás satisfeito com a dinâmica e dimensão que o Buraco Team atingiu em tão pouco tempo de existência?
RF: Razoavelmente satisfeito com a dinâmica, bastante satisfeito com a dimensão.

RO: Quais são as próximas iniciativas previstas para o Grupo?
RF:
Tenho em estudo várias, mas existe uma que está praticamente decidida (falta alguns detalhes), que é a ida a Lisboa em dois dias, faço votos para que se concretize.

RO: Conta-nos um episódio engraçado que já tenha ocorrido no seio da equipa.
RF:
Existem na minha óptica vários, contudo há um que eu registei como o mais castiço se quiserem!!! : - Ida a Espinho, chegámos ao centro, saída de regresso bloqueada, nós todos parados, a ver o norte para o regresso, a fazer-mos perguntas a transeuntes, até que passa um sujeito a cavalo, nesse mesmo instante ouvi um estrondo e logo disse: Olhem, caiu o cavalo!!!, para espanto geral não foi o cavalo, mas sim o camarada e amigo Emídio. Há coisas que eu não sei explicar!!!.

RO: Que argumentos podes apresentar para que outras pessoas se venham juntar ao Buraco Team?
RF:
Acima de tudo praticar desporto, desde que tenham espírito idêntico ao mesmo.

RO: Queres deixar uma mensagem aos teus atletas?
RF:
Que nos treinos não tenham tanta pressa de chegar, e que contemplem mais a paisagem, por isso é que se chama CICLOTURISMO e não ciclismo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista e agora começo a estar de acordo, que devemos praticar este desporto com moderação e contemplar a paisagem como diz o treinador Rogério.
Aquele abraço.
M. Couto

Anônimo disse...

Temos um presidente à altura dos pergaminhos do Grupo. Parabéns pelas tuas palavras sábias e sensatas.
Um abraço para todos os buraqueiros.

Anônimo disse...

faço minhas as palavras deste homem que não sendo de pardilhó,já parece um pardilhoeiro! -"... contemplem a paizagem".-dessa forma ,podem viver longos anos!E as vossas mulheres ficam menos preocupadas,olhar nunca tirou nenhum bocado!? Mas cuidado! contemplem pouco
Parabéns aos cicloturistas
M.F. COUTO

Anônimo disse...

Quero por este meio felicitar o nosso presidente pela excelente entrevista que deu. Como bom presidente que é não se deixe influenciar pelos moradores de certa rua...
Um abraço a todos.
Pedro Lopes

Anônimo disse...

Quero dizer que sou eu o P...r...e...s....i...d...e..n...t...e.
Contemplar a paisagem?
Presidente à altura?
Excelente entrevista?
Pedala mais e fala menos.

Anônimo disse...

Não sou apologista de comentar o que quer que seja, a alguém que não tem o nivel e a capacidade de se identificar quando critica algo ou alguêm, como é o caso. Contudo, a minha maneira de estar nestas coisas,não se quaduna, com a minha pessoa, daí, eu responder ao anónimo.
Eu, considero-me responsável, pelo nascimento deste Grupo,pela parte que me cabe, o mesmo dificilmente acabará, até porque pelos vistos já terá um novo PRESIDENTE.
Só não sei,quem é, porque ele de certeza absoluta,não tem categoria de se expôr perante o Grupo.
Saudações desportivas,
Rogério